Como saber se um site é seguro para comprar?

Como saber se um site é seguro para comprar?

Neste tutorial de como saber se um site é seguro para comprar irei mostrar algumas dicas para evitar que você caia em algum golpe na internet e perca seu dinheiro. Com o crescimento das compras pela internet, se torna cada vez mais necessário que as pessoas aprendam a identificar fraudes desse tipo.

Como saber se um site é seguro para comprar checando informações básicas:

A primeira coisa que recomendo que você faça é checar se o site de compras está mostrando todas as informações necessárias que a legislação exige que é: o endereço físico da loja, telefone de contato, CNPJ e e-mail para contato (ou fomulário de contato). Geralmente você encontra todas essas informações no rodapé do site da loja.

Como saber se um site é seguro para comprar: Checando informações básicas
Exemplo de site que mostra estas informações no rodapé (site da loja Americanas).

Não é recomendável que você compre em sites que não apresentarem nem mesmo estas informações básicas, que todos os sites de lojas são obrigados a ter.

Checando a reputação do site:

Outra dica para você saber se a loja é confiável é fazer uma pesquisa no Google e ver o que as pessoas acham do site da loja. Um site que ajuda bastante nisso é o Reclame Aqui que é um site onde várias pessoas dão sua opinião sobre lojas onde eles já compraram.

Página das lojas Americanas no site Reclame Aqui

Se o site da loja que você quer comprar tiver opiniões muito negativas ou se você não achar nenhuma informação do site da loja no Google ou no Reclame Aqui. Então a probabilidade desse site ser fraude aumenta.

Como saber se um site é seguro para comprar verificando o nível de segurança:

É importe que o site em que você vai comprar tenha uma conexão segura. Você pode checar se a conexão do site é segura verificando se tem um cadeado verde do lado esquerdo do endereço do site, igual mostra a imagem abaixo.

Cadeado de segurança

Isso é importante para você saber se todos os seus dados incluindo cartão de crédito ou senhas estão sendo protegidos através de uma conexão segura e criptografada. Procure sempre sites de compra que mostrem esse cadeado.

Checando o endereço do site:

Além do cadeado, também é importante você checar o endereço do site para ter certeza que o site em que você está é da loja oficial que você deseja comprar e não um site que está tentando imitar o site da loja. Uma coisa que da para você fazer para ter certeza que você vai entrar no site da loja correto, é digitar o nome da loja que você quer entrar no Google. Geralmente irá aparecer o site da loja em que você quer acessar em primeiro lugar na busca.

Como saber se um site é seguro para comprar pelo CNPJ:

Você também pode checar o CNPJ desse site de compras pelo site da Receita Federal para ver se a loja é uma empresa ativa, para fazer isso, acesse o site da Receita Federal e digite o CNPJ da loja, você deve digitar apenas os números.

Como saber se um site é seguro para comprar checando a Lista negra da Procon:

Outra dica para checar se o site da loja é confiável é olhando a Lista Negra de Sites da Procon, onde ela mostra uma lista de sites que você deve evitar. Entre no link, depois dê um Ctrl + F e digite o nome do site em que você quer comprar, para verificar se ele está na lista.

Lista negra da Procon

Lista de sites de lojas confiáveis:

Para que você não precise checar todas essas etapas em todos os sites de lojas que existem por aí. Vou lhe mostrar uma lista com os sites de compras mais populares que existem na internet, que passam em todas as etapas acima e por isso são confiáveis.

Pronto, se você seguir essas dicas a probabilidade do site de compras ser fraude diminui muito. Uma ultima dica que eu posso te dar é que use um bom anti-vírus no computador, e deixe ele sempre atualizado, para que você não venha ter problemas com vírus roubando seus dados.

Deixe uma resposta